Licenciatura em Cinema


Descrição

O Curso Superior de Cinema e Audiovisual do ISArC foi concebido para formar profissionais em estudos teóricos e práticos orientados para os sectores de produção audiovisual, tanto nos géneros de ficção quanto nos de não-ficção. Incluem-se aqui as actividades de direcção, roteirização, fotografia, sonorização, montagem e edição de filmes e vídeos, assim como redacção, produção e edição de programas de televisão.

O curso prepara tanto o profissional independente, que abastecerá o mercado cinematográfico, publicitário, de produções institucionais e de televisão segmentada, quanto aquele que se vinculará às emissoras abertas. Além disso, forma pesquisadores e professores para Instituições de Ensino Superior nesta área.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho associado ao cinema, englobando os mais diversos ramos da actividade audiovisual, apresenta uma forte tendência de crescimento, com grande demanda por novos profissionais e produtos diferenciados. Esse campo profissional está constantemente aberto para os profissionais que dominam as novas técnicas de realização e exibição, principalmente com a expansão da TV a cabo, a progressiva abertura de salas de exibição digital, a segmentação dos canais tanto na TV a cabo como na internet, e o uso crescente do celular como meio de difusão e exibição de conteúdo audiovisual.

O profissional formado pelo Curso de Cinema tem espaço em produtoras de cinema e televisão, emissoras e canais de TV  aberta e a cabo, produtoras de filmes publicitários, institucionais e corporativos, produtoras de conteúdo audiovisual para internet, celular e outras modalidades de mídias digitais. Pode trabalhar na produção de  filmes de ficção para cinema e TV (longa, média e curta-metragem), comerciais, videoclipes, documentários, coberturas de eventos, produções didácticas, ensino à distância, teleaulas, etc.  Pode actuar, entre outras, nas seguintes funções: director de cena e de atores, director de fotografia, operador de câmera, director de arte, roteirista para cinema e TV, produtor de cinema, TV e de mídias digitais, técnico de som e editor de imagem e som.

Objectivo do curso

Oferecer uma formação em produção e realização cinematográfica e audiovisual. O foco principal, em termos de uma formação para a futura atividade profissional, está localizado no processo criativo, comportando: o estudo da linguagem do cinema, das técnicas narrativas e dos géneros cinematográficos, assim como o das técnicas de criação de roteiros, a exploração das fontes para as histórias cinematográficas, e sua estrutura em termos dramatúrgicos. Tal ênfase no processo criativo e na reflexão teórica, entretanto, não aparece isolada em relação à prática da produção cinematográfica. Ao contrário, os alunos são incentivados a produzir em vídeo desde o primeiro semestre do Curso, e são oferecidas disciplinas obrigatórias com um enfoque prático tais como Linguagem Cinematográfica, Fotografia, Fotografia Cinematográfica, Montagem, Produção Audiovisual, Técnicas de Projetos.

No elenco de optativas, onde constam disciplinas como Iluminação, Equipamentos Audiovisuais, Direção de Arte, Direção de Atores, Efeitos Especiais, etc. reside a possibilidade de complementar a formação do aluno para a realização audiovisual.

Perfil do estudante

Pretende-se desenvolver no formando a capacidade de reflectir sobre a estética do cinema, de escrever criativamente, assim como o domínio básico das técnicas audiovisuais e o conhecimento da organização do trabalho de realização em equipa. As questões centrais do Curso articulam-se em torno do planeamento criativo dos produtos audiovisuais e do tipo de trabalho necessário à sua realização, dos seus fundamentos técnicos, da história do cinema, e dos princípios teóricos necessários à sua crítica.

Aceda ao plano curricular do curso de Licenciatura em Cinema neste link.