Foi inaugurada hoje, 13 de Novembro, a primeira edição da exposição "Esboçando Caminhos", no Museu Galeria Chissano, na Matola. A mesma reuniu trabalhos produzidos por estudantes durante o ano lectivo 2018 nas disciplinas de oficinas do 2º e 3º ano dos cursos de Design e Artes Visuais, e enquadra-se no âmbito das comemorações do 10º aniversário do Instituto Superior de Artes e Cultura.
Segundo Ana Karina Gonçalves, Directora da Faculdades de Artes, esta exposição reveste-se de importância para os estudantes expositores, pois é uma oportunidade de divulgarem o seu trabalho e verem a reacção do público, para além da satisfação pessoal de ver o seu trabalho reconhecido, e que talvez possa abrir portas para o mundo profissional.
Esta exposição, segundo Ana Karina Gonçalves, é também uma forma de mostrar o que o ISArC faz, a sua pertinência, e sobretudo como é que o Design e as Artes Visuais podem ser úteis à sociedade.
O principal objectivo desta exposição, segundo a Directora da Faculdades de Artes, é estabelecer um elo de ligação entre os estudantes e o ambiente prático dos estudos, levando estes a interagirem com a realidade cultural exterior à faculdade e a participar na cena artística regional.
O título "Esboçando Caminhos", segundo a Coordenadora da Exposição, Sara Carneiro, tem a ver com a ideia de processo, ou seja, de que estas obras não são um produto acabado, mas sim um processo em que os estudantes se encontram, testam materiais, fazem exercícios e aprendem; o que significa que são eles próprios a esboçarem os seus caminhos.
Esta exposição engloba trabalhos de design, fotografia, desenho, escultura, cerâmica, pintura, entre outros, e ficará patente no Museu Galeria Chissano até ao dia 25 de Novembro, aberta ao público das 9:00 horas às 17:00 horas, e destina-se à comunidade académica e aos demais interessados: coleccionadores, curadores, artistas plásticos, designers, entre outros.