"Meu sonho é ensinar Utsi pelo mundo" - Benilde Uatura, bailarina profissional graduada pelo ISArC

Ensinar Utsi e outras danças tradicionais moçambicanas pelo mundo é o sonho de Benilde Fonseca Uatura, bailarina profissional, de 27 anos de idade, trabalhando actualmente com a cantora Lourena Nhate. Benilde conta-nos que começou a dançar desde muito pequena, destacando-se desde a escolinha e começando a dançar profissionalmente aos 15 anos, tendo em 2015 ingressado no Curso de Licenciatura em Dança, no ISArC, movida pelo espírito de querer aprender mais e mais.


Graduada recentemente, na terceira cerimónia de graduação do ISArC, Benilde diz que quando viu a notícia da abertura do curso de Licenciatura em Dança no ISArC, foi como ouro sobre azul, porque já sonhava tanto em se formar na área de Dança, e pensava em estudar fora do país, já que cá não havia o curso superior, só que os pais não tinham condições. Aliás, "eles queriam que eu fizesse Medicina, mas eu sempre tive amor pelas artes", conta.

Benilde reconhece que embora já soubesse dançar, o curso agregou valor à sua performance em palco. Ela conta que já no segundo ano do curso, quando ia dançar com as colegas, notava-se uma diferença entre estas e ela, pois a sua postura corporal e os movimentos já eram diferentes: "via-se que o meu corpo tinha sido educado, e inclusive as colegas que optaram por cursos de outras áreas sentiam um pouco de inveja da minha desenvoltura corporal, que era super diferente... tinha técnica... e às vezes pessoas vinham e questionavam: esta é profissional, nem?"

Seu sonho é poder ensinar danças tradicionais moçambicanas pelo mundo. "Tal como temos professores de fora cá no país ensinando danças ocidentais, como o balé, eu gostaria de poder ensinar nossas danças, como o Utsi, por exemplo, pelo mundo fora.

Para quem pensa em fazer o Curso de Licenciatura em Dança, no ISArC, Benilde diz que não se vai arrepender, pois há muita coisa importante por ser aprendida. Para quem pensa que não é necessária uma formação nesta área, ela aconselha a ponderar e procurar formar-se para aprimorar seus conhecimentos, pois Dança é ciência.