Centro de Estudos e Recursos (CER)


Descrição

O Centro de Estudos e Recursos (CER) é o órgão de pesquisa do Instituto Superior de Artes e Cultura, criado em 2010 e que vem desenvolvendo desde então, projectos de pesquisa que respondem as necessidades do país no domínio das artes e cultura e de acordo com o plasmado no Plano Estratégico institucional. Para além da pesquisa, o CER desenvolve actividades de extensão com o propósito de estabelecer e consolidar a ligação escola – comunidade.

Contando actualmente com investigadores formados em diversa áreas, o CER tem estado a envidar esforços para aumentar o seu efectivo de colaboradores e membros, por forma a alargar as suas áreas de pesquisa.

Pesquisas

As linhas de pesquisa definidas e harmonizadas pelo CER em estreita articulação com Docentes do ISArC e da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), apontam para as áreas de Artes visuais; Design; Cultura e sociedade; Gestão Cultural; Património Cultural; Dança e Cinema.

Dentre as várias pesquisas realizadas em 2013, podem ser destacadas as pesquisas sobre:

  • A vida e obra do artista moçambicano Dilon Jindje – Este projecto teve como resultado a publicação de uma obra biográfica sobre este artista.
  • A pirataria musical – Com objectivos de analisar o fenómeno da pirataria musical nas dimensões de produção, circulação, consumo e implicações socioeconómicas que ela provoca ao nível dos artistas e instituições que participam no processo de produção, distribuição e regulação de indústria musical em Moçambique e, avaliar a efectividade da legislação existente contra a pirataria e avançar algumas propostas de soluções para o problema identificado.
  • A indústria extractiva e o património cultural das comunidades em Cabo Delgado, Tete e Nampula – Com o objectivo de avaliar o impacto da indústria mineral extractiva sobre o património cultural das comunidades residentes nas áreas directamente afectadas pelos projectos de mineração.

E entre muitas actividades agendadas, para este ano e início de 2015, o CER pretende:

  • Desenvolver trabalhos analíticos sobre as várias fases do Festival Nacional da Cultura 2014;
  • Desenvolver trabalhos analíticos sobre o Festival de Timbila de Zavala 2014;
  • A par dos anos anteriores, realizar Jornadas Científicas;
  • Desenvolver pesquisas sobre as casas de cultura em Moçambique;
  • Escrever sobre a história de arte moçambicana;
  • Proceder a recolha e compilação de contos, provérbios e canções tradicionais moçambicanos;
  • Estabelecer relações de intercâmbio com instituições de pesquisa de Moçambique, Togo, Portugal, África do Sul e Alemanha;

Jornadas Científicas

O CER realiza anualmente, como parte das suas actividades de Investigação e Extensão, as Jornadas Científicas, com o objectivo de divulgar trabalhos científicos realizados no ISArC, promover a interdisciplinaridade entre os cursos e entre as faculdades e, criar oportunidades para o estabelecimento de contactos, parcerias e interacção entre os estudantes e outros intervenientes.

No grupo alvo destas jornadas estão os Docentes, Investigadores, Estudantes e público interessado e, as áreas de pesquisa apontam para Artes visuais; Design; Cultura e sociedade; Gestão Cultural; Património Cultural; Dança e Cinema.

Sob o lema ‘O Papel das Artes e Cultura no Desenvolvimento do País’, as jornadas científicas de 2011 ocorreram ao longo do mês de Novembro.

Sob o lema ‘O papel das Indústrias Culturais na valorização e promoção da arte e cultura Moçambicana’, as jornadas científicas de 2013 ocorreram ao longo do mês de Outubro.