Órgãos Académicos

Serviços Centrais Científico Pedagógicos

Os serviços centrais científico-pedagógicos são a unidade orgânica de apoio à gestão e administração das actividades científicas, pedagógicas e de extensão coordenadas e realizadas pela direcção central científico-pedagógica do Instituto.

São competências dos serviços centrais cientifico-pedagógicos as seguintes:

  1. Preparar as reuniões do Conselho científico,
  2. Propor e orientar júris de exames de admissão e defesa de trabalhos de diploma;
  3. Apresentar sugestões de mudanças e aperfeiçoamento dos curricula de cursos ministrados no Instituto;
  4. Coordenar a implementação das linhas de pesquisa;
  5. Aprovar planos de pesquisa de docentes ouvidos os respectivos departamentos académicos;
  6. Supervisionar, inspecionar e avaliar actividade científica do corpo docente;
  7. Organizar e dirigir jornadas científicas do ISARC.

 

Serviços Centrais do Registo Académico

 

Os Serviços Centrais de Registo Académico tem por missão efectuar a matrícula dos estudantes; fazer inscrições no início de cada semestre; preencher dados dos estudantes relativos a identidade, disciplinas e notas obtidas em cada semestre; efectuar o lançamento dos dados dos estudantes no sistema informático e fazer o levantamento de todos os certificados da 12 ᵃ Classe e enviá-los às escolas de proveniência para efeitos de autenticidade. Faz parte das obrigações dos Serviços Centrais de Registo Académico, emitir declarações e certificados e fazer estatísticas periódicas dos estudantes.

No que diz respeito ao número de estudantes, o Registo Académico atende 494 estudantes, sendo  261 da Licenciatura em Gestão e Estudos Culturais, 93 da Licenciatura em Artes Visuais e 140 da Licenciatura em Design. Do total do número de estudantes, 315 são do sexo masculino e 179 são do sexo feminino. O ISArC já graduou 75 estudantes, dos quais 50 pertenciam ao curso de Licenciatura em Gestão e Estudos Culturais, 8 ao curso de Licenciatura em Artes Visuais e 17 ao curso de Licenciatura em Design.

Serviços Centrais dos Assuntos Estudantis

Os Serviços Centrais dos Assuntos Estudantis são uma das estruturas de apoio aos estudantes  e subordina-se à Direcção Geral Adjunta para Área Científico Pedagógica. Os Serviços Centrais dos Assuntos Estudantis tem a responsabilidade de assistir os estudantes do ISArC de forma a satisfazer as suas necessidades, expectativas e inquietações. Este serviço funciona desde Fevereiro de 2011, assistindo actualmente um total de 494, dos quais 108 estudantes são  residentes no centro-internato do ISArC, sendo 62 do sexo masculino e 49 do sexo feminino.

Biblioteca

A Biblioteca do ISArC é, a par da própria instituição, muito recente, tendo sido oficialmente inaugurada no dia 29 de Fevereiro de 2012 por Sua Excia Ministro da Cultura, Armando Artur. A Biblioteca do ISArC tem por missão proporcionar recursos de informação necessários ao ensino, à investigação e à extensão universitária, possibilitando rápida e permanente transferência de conhecimentos. A Biblioteca do ISArC pretende ser uma biblioteca de referência nacional no que concerne aos conteúdos relativos às artes e cultura nacionais e internacionais. A Biblioteca do ISArC tem uma capacidade para acomodar setenta (70) leitores, funcionando com cerca de mil e setecentos e setenta e um (1771) títulos, incluindo trabalhos de fim de curso e revistas científicas de ciências sociais e humanas. O espólio da Biblioteca do ISArC abrange as áreas de arte, sociologia da cultura e da arte, gestão cultural, marketing cultural, património cultural, artes plásticas, museus, design, geografia, história, filosofia, psicologia, ética e religião, linguística, literatura, ciências aplicadas, ciências naturais e exactas, bem como de generalidades (metodologia, dicionários, enciclopédias, cultura e civilizações, etc.)