Decorreu de 22 a 23 de Outubro corrente no Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) a V Edição de Jornadas Científicas do ISArC, sob o tema “Desafios das artes e Cultura: 40 anos após a Independência”. O objectivo doevento era dotar os estudantes de capacidades de elaboração de trabalhos científicos, argumentação e apresentação pública, para além de desenvolver suas capacidades analítica e crítica em relação a temas relacionados com as Artes e Cultura.
Na abertura do evento o Director-geral do ISArC, Dr. Filimone Meigos, disse que o denominador comum dos desafios das artes e cultura, neste momento em que passam 40 anos após a independência, é revigorar o espírito da moçambicanidade, principalmente na área das artes e cultura.
Segundo Filimone Meigos, independência significa a possibilidade de fazermos as nossas próprias coisas, daí que há necessidade de encarnarmos o espírito da moçambicanidade e vincar a nossa identidade na nossa forma de ser, estar e fazer. Acrescentou ainda que o evento é uma oportunidade para reflectir, ensinar e aprender sobre artes e cultura.