ISArC discute a aplicação do pacote estatístico SPSS na pesquisa em artes e cultura

Decorre nos dias 17 e 18 de Fevereiro corrente um seminário psico-pedagógico nas instalações do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) sobre o uso do pacote estatístico SPSS para pesquisa em artes e cultura.


Intervindo na abertura do seminário, o Director-Geral Adjunto para a Área Científico-Pedagógica do ISArC, Prof. Doutor Isaú Menezes, disse que o mesmo se enquadra nos esforços da instituição na garantia da qualidade do ensino. O SPSS (Statistical Package For Social Sciences) é uma ferramenta informática usada em diversos campos da ciência e que permite realizar análises de dados estatísticos complexos e visualizar os resultados em pouco tempo, daí a importância da sua aplicação na pesquisa em artes e cultura para a construção da realidade.

O Director-Geral Adjunto aproveitou a ocasião para apelar aos participantes a adoptarem uma postura de cometimento no exercício das suas funções, deixando de lado o que chamou de “espírito de faz de conta”. Segundo Prof. Doutor Isaú Meneses “o docente não pode fazer de contas que é professor de design, de artes visuais, ou de qualquer outro curso, pois o ISArC precisa de profissionais que sejam verdade”.

O seminário está a ser orientado pelo Prof. Doutor Leonardo Nhantumbo e contará ainda com a participação do Dr. Sérgio Caetano. No primeiro dia, o orador fez uma palestra de introdução ao SPSS como ferramenta de pesquisa, seguida por um debate com os participantes. Para o dia seguinte, os docentes irão aprender a lançar e processar os dados através de exercícios práticos, bem como aprender a aplicar o SPSS na pesquisa em artes e cultura. Para além do SPSS serão discutidas ainda neste seminário as normas de produção e publicação dos manuscritos académicos do ISArC.