O Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) realizou no dia 13 de Abril, a sua aula inaugural, que marcou oficialmente a abertura do Ano Académico 2018 do ISArC. A mesma caracterizou-se por uma oração de sapiência, proferida por Matias Delfino, Designer Gráfico da ONU para causas sociais, que se debruçou sobre o tema: “Elementos da Comunicação Visual para a Mudança Social”.
A Aula Inaugural, que reuniu estudantes, docentes, funcionários do ISArC e vários convidados, começou com uma injecção de ânimo, onde o orador fez explanações sobre como os designers em formação no ISArC podem obter sucesso e contribuir para uma mudança social, através do seu ofício. Para isso, Matias Delfino partilhou a sua própria trajectória no mundo do Design Gráfico, contando que se formou como Designer Gráfico na Universidade de Buenos Aires, e que sua vocação para o Design para a Mudança Social surgiu através de um projecto sobre abandono de crianças, que ele fez na universidade, e que o levou a aproximar-se aos escritórios da ONU em Buenos Aires, em busca de informações. Daí teve a oportunidade de trabalhar na ONU, e desde o ano 2000, suas criações são disseminadas entre os 193 Estados-membros das Nações Unidas, com o objectivo de gerar um impacto positivo na qualidade de vida de todas as pessoas em todos os cantos do mundo, do Afeganistão ao Zimbabwe. Durante a sua comunicação, Matias Delfino partilhou com público presente os vários trabalhos de sua autoria e explicou ainda como potencializar a criatividade e como comunicar de forma simples e com impacto, através do Design Gráfico.
Antes da palestra, o Director-Geral Adjunto para a Área Científico-Pedagógica, Prof. Doutor Isaú Meneses, deu as boas vindas aos presentes, em especial ao orador e ao embaixador da Argentina, que também marcou presença no evento. Segundo ele, esta aula inaugural constitui uma oportunidade de crescimento e muita aprendizagem, daí que os estudantes e docentes devem tirar o máximo proveito.
Na sequência, o Embaixador da Argentina em Moçambique, Federico Villegas Beltrán, disse que muitos países, incluindo Moçambique têm talentos brilhantes, mas que acabam num país estrangeiro trabalhando numa certa organização e contribuindo para o desenvolvimento desse país estrangeiro, ao invés do seu país de origem, o que considera lamentável. Neste sentido, o embaixador argentino entende que Matias Delfino é uma rara excepção, pois é um dos poucos argentinos cujo trabalho tem uma contribuição, não só para o desenvolvimento do seu país, mas sim de 193 países do mundo.
Recorde-se que a Faculdade de Artes do ISArC oferece o Curso de Licenciatura em Design, com habilitações para Design de Equipamento, Design de Moda e Design de Comunicação. Em qualquer das áreas, a perspectiva transversal, que permite encontrar pontos de cruzamento e diálogo, está solidamente ancorada numa preocupação científica de investigação interdisciplinar. Para o desenvolvimento destas competências, a faculdade aposta num ensino que cruza o carácter de desenvolvimento prático de projectos com uma intensa formação teórica.