Idelson Ofice, melhor estudante de Cinema e Audiovisual

"Recebo o prémio com orgulho, mas também com a humildade de querer aprender mais" - Idelson Ofice, melhor estudante da 1a Edição do Curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual Chama-se Idelson Eduardo Ofice, tem 21 anos, é natural de Maxixe, Inhambane.

Segundo ele, escasseiam palavras para descrever a sua felicidade por ter recebido este prémio, entretanto, recebe-o com muita responsabilidade, orgulho, mas também com a humildade de querer aprender mais. O que lhe motivou a escolher o curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual foi o gosto pelos filmes, principalmente pelos efeitos especiais, daí que começou a pesquisar sobre filmes e principalmente como eram feitos os efeitos especiais. Entretanto, soube que havia uma instituição que ia leccionar o curso de Cinema e Audiovisual, o ISArC, apostando numa formação universitária nessa área e com o intuito de aprender mais sobre a montagem e efeitos especiais. Idelson diz que o seu percurso académico foi muito dinâmico e criativo.


Quando começou o curso, em 2015, não tinha conhecimento nenhum sobre produção cinematográfica, e embora tenha aprendido muito, até hoje continua aprendendo a cada dia. Foi o estudante mais novo do curso e tinha colegas já experientes no Cinema, isso fez com que procurasse investigar mais, o que, aliado à orientação dos docentes, tornou-se no melhor estudante do curso desta primeira edição.

Seu sonho é produzir uma longa-metragem que retrate a cultura moçambicana, que passe transversalmente por vários aspectos do nosso país, e que nela consiga pôr em práticaos conceitos teóricos apreendidos durante a sua formação; e um outro filme de ficção científica, e, que ainda que se assemelhe aos padrões da Hollywood, tenha muito presente a cinematografia moçambicana.

Para quem queira enveredar pela formação em Cinema, Idelson diz que é preciso ter a motivação apropriada, paixão e coragem, porque nenhum curso é fácil, é preciso dedicação e espírito de investigação. "Antes de concorrer, é bom começar a pesquisar sobre o que é o Cinema, o que ele envolve, só assim haverá bons resultados", assim conclui o melhor estudante da primeira edição do curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual.