No âmbito do processo de ensino e aprendizagem levado a cabo pelo ISArC, a Faculdade de Estudos da Cultura está organizar uma excursão (visita de estudo e acampamento interinstitucional) ao Local Histórico de Nwadjahane, que tem como objectivo criar um intercâmbio e troca de experiências no domínio artístico-cultural e técnico-científico entre instituições do ensino superior com interesses na área cultural. O evento terá lugar entre os dias 9 e 12 de Maio de 2019.
Este evento, denominado “Pelo Património, por Mondlane”, é promovido por docentes, técnicos e estudantes do ensino superior com interesse nas áreas de Património Cultural, Turismo e Desenvolvimento comunitário, cujo objectivo é a troca de experiência sobre várias matérias ligadas à gestão cultural, comunidade e desenvolvimento, sustentabilidade e atracção turística, saúde sexual e reprodutiva, género e mais.
Este acampamento vem sendo desenvolvido desde 2012 e tem conseguido aglomerar, num espaço único e durante quatro (4) dias, cerca de 500 estudantes do ISArC e do Instituto Superior de Educação e Tecnologia – ISET.
Para além de debates temáticos, o evento tem desenvolvido uma oficina e Mostra de Fotografia, Cinema e Audiovisual, onde são exibidos documentários sobre várias matérias, com conteúdos sobre património cultural, história de vida e obra de heróis moçambicanos, entre outros.