Comunicação do Director Geral à Comunidade Académica

Caros membros da comunidade académica do ISArC,

Iniciou, no dia 18 de Agosto, a primeira fase da retoma das aulas presenciais no Ensino Superior em Moçambique, no contexto da pandemia da Covid-19. Assim sendo, algumas Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, já estão a realizar actividades académicas presenciais.

O Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC), em particular, está neste momento a envidar esforços no sentido de criar as condições necessárias para o retorno às aulas presenciais o mais breve possível. Entre outras acções, destaca-se a reabilitação dos lavabos, para assegurar melhores condições higiénicas; o acondicionamento de todas as salas de aulas, da biblioteca e de outros espaços; a aquisição de material de higienização das mãos e do calçado; bem como a marcação do pavimento, com vista à observação do distanciamento físico entre os membros da comunidade académica.

A par disso, o ISArC recebeu uma visita de vistoria, no dia 20 de Julho último, por parte de uma equipa multissectorial da Província de Maputo.

No dia 14 de Agosto, o ISArC participou num encontro convocado pelos Serviços Provinciais de Assuntos Sociais, entidade que tutela o Ensino Superior ao nível da província, cuja agenda era a discussão das condições para a retoma das aulas presenciais nas IES em funcionamento na Província de Maputo.

A 17 de Agosto corrente, S. Excia o Ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Prof. Doutor Gabriel Salimo, efectuou uma visita ao ISArC, com o objectivo de aferir as suas condições de funcionamento, tendo, na ocasião, testemunhado as acções realizadas com vista à mitigação da propagação da pandemia.

Neste sentido, a Direcção do ISArC apela a toda comunidade académica para que se mantenha esperançosa quanto à retoma de todas as actividades académicas no modelo presencial, que será oportunamente anunciada.

Matola, 24 de Agosto de 2020

O Director – Geral