GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE MAPUTO VISITA ISArC

O Instituto Superior de Artes e Cultura recebeu, ontem, 21 de Junho, a visita do Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque. Depois de um encontro de cortesia com o Director-Geral do ISArC, Prof. Doutor Filimone Meigos, o Governador visitou as instalações do ISArC, com destaque para o mural, as obras de arte no recinto da instituição, as unidades orgânicas e o lar dos estudantes.


Na ocasião, Júlio Parruque ficou a conhecer o funcionamento e os desafios da instituição, interagindo com os funcionários dos diferentes sectores, docentes e estudantes. O Governador visitou ainda uma exposição de livros produzidos pelo ISArC, bem como produtos do Centro de Produção Artístico-Cultural (CEPAC) do ISArC.



No fim da visita, o Governador mostrou-se satisfeito e, na sua intervenção, disse: “com esta visita, queremos manifestar o grande interesse do Conselho Executivo Provincial de Maputo (CEPM) de trabalhar de forma cada vez mais fluida com o ISArC. Queremos que a nossa província, tendo esta sorte de hospedar o ISArC, sinta os benefícios de sua existência. Como ponto de partida para isso, assinámos um memorando com o ISArC, para estreitar as relações, colocar a ciência em prática e explorar as valências do ISArC”.



O Governador de Maputo fez notar que a província de Maputo está desprovida de elementos artístico-culturais no seu ambiente urbano, concretamente monumentos, murais, entre outras obras em locais públicos, daí que lançou o desafio ao ISArC, para que, do mesmo modo que possui várias obras impressionantes expostas no seu recinto, possa “tirá-las para fora, colocando obras de arte em várias praças, rotundas, entre outros lugares onde a arte possa estar à disposição da população”.
O Director-Geral do ISArC, por seu turno, deu a conhecer ao Governador e sua comitiva a missão, visão e os desafios do ISArC. Na ocasião, disse que este estreitamento de relações vai efectivamente catapultar tudo aquilo que o ISArC pode fazer em termos de extensão universitária. Assim, “poderemos mostrar a pertinência do ISArC, bem como demonstrar como é que o ensino pode ser parceiro da governação”, sublinhou.
Recorde-se que o ISArC e o CEPM rubricaram, em Março último, um memorando de entendimento visando unir esforços em prol do desenvolvimento das artes e da cultura na província de Maputo.