A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), do Brasil, recebeu, de 02 a 07 de Dezembro corrente a visita do Director Geral do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC), Prof. Doutor Filimone Meigos. A visita visava o estreitamento das relações entre as duas instituições, razão pela qual foi assinado, no dia 04, um acordo de cooperação. O acordo vai possibilitar a mobilidade de docentes e estudantes entre as duas instituições, para além de prever a elaboração e implementação conjunta de projectos de investigação académica, bem como a realização de eventos científicos e artístico-culturais, quer no Brasil como em Moçambique.
O reitor da UESB, Prof. Doutor Luiz Otávio de Magalhães disse, na ocasião da assinatura do memorando, que as duas escolas iniciavam um percurso conjunto de construção de experiências de vida para os estudantes, mas também de possibilidades de investigação e extensão universitária. Por seu turno, o Director Geral do ISArC saudou o simbolismo do acto da assinatura e destacou a posição de igualdade entre as duas instituições e a importância da cooperação sul-sul, livre de preconceitos.
Este é mais um passo no processo da internacionalização do ISArC, ainda mais com uma instituição que trabalha, tal como o ISArC, as áreas de Cinema e Dança cuja exploração académica em Moçambique tem, ainda, muitos desafios.
Na visita a UESB, o Prof. Doutor Filimone Meigos participou, como palestrante, de um circulo de cultura subordinada às artes em África, sob moderação do Prof. Doutor Edeise Gomes Cardoso Santos. No contexto do circulo de cultura houve, ainda, momentos de dialogo com estudantes e profissionais dos cursos de Teatro e Dança, seguido de visita aos espaços de trabalho dos referidos cursos.