Licenciatura em Design

O curso de Licenciatura em Design destina-se a futuros profissionais e investigadores na área do Design de Comunicação, Design de Equipamento e Design de Moda. O curso responde à dramática falta de uma cultura do design na sociedade moçambicana, que não soube ainda repensar a sua ancestral sabedoria de produção de objectos utilitários face às renovadas exigências da vida contemporânea, ao aparecimento de novas matérias-primas e materiais, ao novo conhecimento científico e à evolução da indústria e aparecimento de novas tecnologias. O desenvolvimento que Moçambique trilha não tem tido, como deveria ter, o ‘design’ como factor de progresso, a inovação e a eficácia de comunicação como pilares do crescimento económico e de melhor vida para os cidadãos. O Curso de Design fundamenta-se no princípio geral de que a cultura e o desenvolvimento se condicionam mutuamente. O curso, cuja criação assenta na demanda e inevitabilidade de uma educação em arte que propicie o desenvolvimento do pensamento artístico no país, mas que caracterize um modo particular de dar sentido às experiências pessoais ou colectivas, ampliando a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação, habilitará os que buscam conhecimentos pedagógico-artísticos, preocupados em estimular a capacidade humana de criar, numa perspectiva interdisciplinar que qualifica, actualiza e integra. O curso procurará ainda fornecer aos que o procuram, instrumentos para uma maior participação, com ética e cidadania, em questões sociais, políticas, artísticas e culturais nacionais e no contexto da inserção do país nos desafios da globalização.

 

Perfil Profissional

 

  • Concepção, produção e investigação nos diversos campos do Design
  • Produção e investigação no campo das tecnologias artísticas;

  • Produção e gestão de projectos;

  • Consultoria em Design em repartições públicas ou privadas de comunicação ou de planeamento urbano;

  • Investigação;

  • Produção, realização, guionismo, cenografia, direcção artística;

  • Design gráfico, ilustração de livros, revistas, jornais, folhetos ou similares;

  • Montagem de instalações e ambientes de promoção e exposição;
  • Produção de campanhas comerciais (cartazes, tratamento de pontos de venda e de embalagens; concepção/montagem de exposições, stand de feiras, organização de objectos no espaço (exposições permanentes, museus);
  • Valorização estética de aglomerados urbanos e praças públicas, levantamento e apoio ao património local e promoção e desenvolvimento de acções artístico-culturais (ciclos de conferências, cursos livres, exposições e workshops);
  • Concepção/montagem de exposições, apoiar visitas guiadas, produzir catálogos de exposições, promover/organizar workshops, ateliês, ciclos de conferências;

  • Conceber e realizar eventos internacionais;
  • Elaborar catálogos de exposições;
  • Criar/produzir objectos, medalhas, placas, brindes, taças e outros.

 

Perfil do graduado

 

A) Conhecer

 

  • O valor social da arte no desenvolvimento sustentado e no dimensionamento pleno da mulher e do homem;

  • As tecnologias relacionadas com a prática do design e saber utilizá-las no contexto concreto da sua actividade produtiva;
  • As normas de desenvolvimento de várias ideias, com vista à escolha da melhor opção, dentre os estudos feitos;

  • Os valores do pluralismo de opinião e do alargamento do acesso à arte e à cultura;

 

B) Saber

 

  • Saber desenvolver conceitos em volta das problemáticas da arte contemporânea, do mundo da comunicação e do Design;

  • Saber identificar o valor social da arte e do Design no desenvolvimento sustentado e no dimensionamento pleno da mulher e do homem;
  • Usar a criatividade perante as situações que se apresentarem;

  • Estabelecer um quadro de relacionamento crítico com o campo da arte e do Design;

  • Saber utilizar um discurso crítico sobre o seu trabalho;

  • Identificar as narrativas do mundo contemporâneo e intervir na sua evolução;
  • Desenvolver postura cívica de participação democrática, em defesa da liberdade artística e da valorização da diversidade cultural;

  • Valorizar o património artístico e cultural, nacional e internacional;

  • Desenvolver um permanente estado de análise sobre o seu próprio trabalho e sobre as suas narrativas, procurando conhecer novos caminhos, novas possibilidades técnicas, renovadas formas de envolvimento com os destinos da humanidade;
  • Participar e fomentar uma investigação localizada no campo da arte e do design, que permita maior lucidez no conhecimento da história e das controvérsias do mundo contemporâneo;

  • Identificar o campo de insatisfação pessoal e encontrar uma postura de procura constante do espaço próprio de insubordinação perante o já realizado;
  • Participar com as instituições artísticas e culturais no esforço de consolidação do campo da arte no país e da presença dignificada no espaço globalizado da cultura;

  • Intervir com criatividade artística aos níveis conceptuais e tecnológicos;

  • Ter capacidades de gestão de projectos culturais e de preservação do património cultural do País;
  • Saber estabelecer um quadro de relacionamento crítico com o campo do Design, o espaço da comunicação, o mundo da produção e comercialização de objectos;

  • Educar transmitindo conhecimentos das artes visuais;

  • Ter capacidades para analisar o discurso artístico nas múltiplas apresentações e suas inserções no contexto cultural e multicultural;

 

C) Saber fazer

 

  • Participar em projectos de intervenção partilhada;

  • Ser capaz de produzir objectos comunicacionais, produtos com Design e intervenções culturais;
  • Aplicar conhecimentos técnicos de produção do Design para a concretização plástica;

 

Por outro lado, no domínio do saber estar

 

  • Promover um relacionamento aberto, democrático e participativo;

  • Participar em projectos de intervenção partilhada;

  • Defender os valores do pluralismo de opinião e do alargamento do acesso à arte e à cultura;

  • Estar sensível com relação ao meio circundante, instigando actores sociais para a sua preservação e intervenção consciente no mesmo;