21 de Maio - ISArC comemora Dia Internacional da Diversidade Cultural

No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Diversidade Cultural, 21 de Maio, a Associação dos Estudantes do ISArC (AEISArC) em parceria com o Centro de Estudos e Produção Artístico-Cultural (CEPAC) do ISArC realizaram várias actividades culturais reflectindo a diversidade cultural e multiétnica de que se caracteriza o nosso país.


O evento caracterizou-se por palestras em torno da unidade, diversidade cultural e moçambicanidade, para além de diversas manifestações artísticas e gastronomia de todas as províncias de Moçambique, apresentadas por estudantes do ISArC provenientes das diferentes províncias do País.

O evento, cujo lema foi “Unidade Nacional na Diversidade Cultural” foi presidido pelo Director-Geral Adjunto para Área Científico-Pedagógica, Prof. Doutor. Isaú Meneses, que disse na ocasião que “há necessidade de capitalizar a diversidade cultural para que ela seja razão e suporte da unidade e não razão para a divisão étnica, ou seja, nenhuma cultura deve ser superiorizada ou subalternizada em relação as outras, pois isso pode suscitar a divisão.

Ainda no seu discurso, Isaú Meneses apelou aos estudantes do ISArC a vincar a unidade nacional nas suas obras ou manifestações artísticas, isto é, “ o estudante deve fazer design, pintar, esculpir, fazer cinema e dançar com unidade nacional”.

Segundo, Meneses o dia 21 de Maio reveste-se de fundamental importância e foi consagrado pela UNESCO como Dia da Diversidade Cultural, pelo facto de se ter comprovado a vários níveis que a cultura é um factor essencial para o desenvolvimento.