O Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) realiza de 05 a 07 de Agosto corrente, na Matola, um seminário psico-pedagógico, com vista a discutir sobre diversas matérias tais como: a operacionalização do sistema de créditos académicos; procedimentos de avaliação pedagógica no ensino superior; e procedimentos de planificação do ensino.
Na abertura do seminário O Director-Geral do ISArC, Dr. Filimone Meigos, destacou a necessidade de se discutir sobre os métodos de avaliação, tais como o sistema de créditos académicos e disse que este “deve levar em conta a relação professor, conteúdos, estudante. O que implica que o professor deve diversificar as formas de avaliação, classificando o estudante com base nas suas competências, seu saber fazer, ser e estar e não só pela sua nota do teste”.
Ainda na ocasião, Filimone Meigos mostrou-se satisfeito com o desempenho dos estudantes e docentes e disse que graças ao trabalho destes, o ISArC tem vindo paulatinamente a cumprir com os seus desígnios.
Por sua vez, o Director dos Serviços Centrais Científico-Pedagógicos, Prof. Doutor. Miguel Marrengula, apresentou o tema “Operacionalização do sistema de créditos em unidades didácticas” e disse que este sistema foi estabelecido pelo Governo, que define crédito académico como a unidade de medida do trabalho realizadocom sucesso pelo estudante, sob todas as suas formas, para alcançar os resultados de aprendizagem previstos numa disciplina ou módulo.
“O sistema visa avaliar o estudante pelo volume de seu trabalho, competências e habilidades, disse Miguel Marrengula, acrescentando que o sistema trará flexibilidade pois dará aos estudantes a liberdade de escolherem as disciplinas ou módulos integrantes do curso ou programa que pretendem seguir e onde desejam frequentá-los. Por outro lado, dará mobilidade aos estudantes, permitindo que se movimentem de um curso para o outro, ou frequentar disciplinas ou módulos relevantes de outros cursos ou faculdades, dentro da mesma Instituição de Ensino Superior ou de outras (nacionais e internacionais).