Licenciatura em Dança


Descrição do Curso

A Licenciatura em Dança tem a intenção de combinar uma profunda admiração pela tradição com o respeito à voz individual e à experimentação, oferecendo metodologias para os estudos da Dança e também promovendo o desenvolvimento da mesma, a individualidade e a auto-disciplina. Assim, combinar-se-ão os valores éticos, bem como uma visão humanista de educar as novas gerações de profissionais da Dança. A Licenciatura em Dança tem uma visão multi-disciplinar, que procura fomentar, empreender e dar seguimento ao desenvolvimento da Dança como profissão e formar futuros profissionais, que possam entender, praticar, promover, e abraçar esta arte como parte vital de uma sociedade sã e produtiva. Assim, o programa de formação projecta-se com uma duração de quatro anos, com os perfis de Dança Moderna e Contemporânea, e Danças Moçambicanas. As práticas artísticas da especialidade serão caracterizadas pela presença de um núcleo duro, no qual está a técnica ou o método de fazer a arte da Dança, que está ligada a uma metodologia de ensino ou didáctica particular.

Objectivo geral:

  • Formar profissionais de excelência na área da Dança, que possam atender aos requisitos do projecto social e cultural de Moçambique, através da valorização desta arte e da formação de cidadãos, artistas e académicos, que possam servir às necessidades culturais e sociais de suas comunidades ao mais alto nível.

Objectivos Específicos:

  • Formar profissionais da arte da Dança com capacidade de elevar a qualidade da educação e do ensino de arte e suprir a actual escassez de especialistas que a médio e longo prazo assumam o desafio desta missão;
  • Incentivar a prática e a valorização da arte da Dança como um veículo para elevar o nível cultural, a auto-estima e a autodeterminação dos moçambicanos e contribuir, assim, na preservação e divulgação do Património Cultural Imaterial de Moçambique, garante da memória colectiva das comunidades e sua coesão social;
  • Estimular as habilidades artísticas, criativas e de pesquisa dos estudantes, para promover a realização de espectáculos de dança num amplo espectro;
  • Reforçar a capacidade dos alunos de responder aos problemas teóricos e práticos do desenvolvimento da cultura, pedagogia da dança, criação e pesquisa em arte e cultura, através de métodos e procedimentos que contribuam para a sua formação integral;
  • Estimular os alunos ao conhecimento dos princípios e experiências fundamentais da teoria e da prática pedagógica contemporâneas, e sua expressão única no processo de ensino das especialidades da Dança, através do desenvolvimento de práticas pedagógicas na sua área de domínio artístico, a partir da aquisição de hábitos de vontade, auto-disciplina, exigência, independência criativa e respeito conducente à obtenção das qualidades e valores éticos e profissionais.

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Licenciatura em Cinema


Descrição

O Curso Superior de Cinema e Audiovisual do ISArC foi concebido para formar profissionais em estudos teóricos e práticos orientados para os sectores de produção audiovisual, tanto nos géneros de ficção quanto nos de não-ficção. Incluem-se aqui as actividades de direcção, roteirização, fotografia, sonorização, montagem e edição de filmes e vídeos, assim como redacção, produção e edição de programas de televisão.

O curso prepara tanto o profissional independente, que abastecerá o mercado cinematográfico, publicitário, de produções institucionais e de televisão segmentada, quanto aquele que se vinculará às emissoras abertas. Além disso, forma pesquisadores e professores para Instituições de Ensino Superior nesta área.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho associado ao cinema, englobando os mais diversos ramos da actividade audiovisual, apresenta uma forte tendência de crescimento, com grande demanda por novos profissionais e produtos diferenciados. Este campo profissional está constantemente aberto para os profissionais que dominam as novas técnicas de realização e exibição, principalmente com a expansão da TV a cabo, a progressiva abertura de salas de exibição digital, a segmentação dos canais tanto na TV a cabo como na internet, e o uso crescente do celular como meio de difusão e exibição de conteúdo audiovisual.

O profissional formado em Cinema tem espaço em produtoras de cinema e televisão, emissoras e canais de TV  aberta e a cabo, produtoras de filmes publicitários, institucionais e corporativos, produtoras de conteúdo audiovisual para Internet, celular e outras modalidades de media digitais. Pode trabalhar na produção de  filmes de ficção para cinema e TV (longa, média e curta-metragem), comerciais, videoclipes, documentários, coberturas de eventos, produções didácticas, ensino à distância, video-aulas, etc.  Pode actuar, entre outras, nas seguintes funções: director de cena e de actores, director de fotografia, operador de câmera, director de arte, roteirista para cinema e TV, produtor de cinema, TV e de media digitais, técnico de som e editor de imagem e som.

Objectivo do Curso

Oferecer uma formação em produção e realização cinematográfica e audiovisual. O foco principal, em termos de uma formação para a futura actividade profissional, está localizado no processo criativo, comportando: o estudo da linguagem do cinema, das técnicas narrativas e dos géneros cinematográficos, assim como das técnicas de criação de roteiros, a exploração das fontes para histórias cinematográficas, e sua estrutura em termos dramatúrgicos. Tal ênfase no processo criativo e na reflexão teórica, entretanto, não aparece isolada em relação à prática da produção cinematográfica. Ao contrário, os alunos são incentivados a produzir vídeos, desde o primeiro semestre do Curso, e são oferecidas disciplinas obrigatórias com um enfoque prático, tais como Linguagem Cinematográfica, Fotografia, Fotografia Cinematográfica, Montagem, Produção Audiovisual, Técnicas de Projectos.

No elenco das optativas, onde constam disciplinas como Iluminação, Equipamentos Audiovisuais, Direcção de Arte, Direcção de Actores, Efeitos Especiais, etc. reside a possibilidade de complementar a formação do aluno para a realização audiovisual.

Perfil do Estudante

Pretende-se desenvolver no formando a capacidade de reflectir sobre a estética do cinema, de escrever criativamente, assim como o domínio básico das técnicas audiovisuais e o conhecimento da organização do trabalho de realização em equipa. As questões centrais do curso articulam-se em torno do planeamento criativo dos produtos audiovisuais e do tipo de trabalho necessário à sua realização, dos seus fundamentos técnicos, da história do cinema, e dos princípios teóricos necessários à sua crítica.

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Faculdades

O Instituto superior de Artes e Cultura possui duas Faculdades: a Faculdade de Artes e a Faculdade de Estudos da Cultura.

Licenciatura em Gestão e Estudos Culturais

A formação superior em Gestão e Estudos Culturais (GEC) é relevante por poder suprimir a deficiente formação e qualificação de profissionais de pesquisa, mediação e gestão dos recursos socioculturais em Moçambique. O Currículo do Curso de GEC pretende contribuir para a construção de uma identidade profissional, através de uma sólida formação e qualificação teórica, metodológica, ético-política e capacitação operacional e prática nesta área específica. Daí que este curso se propõe a ter duas áreas de especialização: Gestão Cultural e Estudos Culturais.

Perfil do Graduado

O graduado em Gestão e Estudos Culturais deve responder aos domínios do saber: “saber ser e estar”, respeitando as componentes da ética e deontologia social, bem como responder aos fundamentos filósofico-epistemológicos e teóricos das áreas específicas aqui previstas.

No domínio do "saber fazer", o perfil do graduado é explicado nos conteúdos do plano curricular e garantido através de uma formação sólida em metodologias e práticas de Gestão Cultural e Estudos Culturais, testadas e confirmadas através de um estágio parcial e integral, sem deixar de investir na formação teórica básica na área das ciências sociais.

Saídas Profissionais

As competências adquiridas durante a formação teórica básica e no estágio profissional preparam o graduado para ser:

  • Investigador Cultural e Artístico;
  • Gestor Cultural;
  • Técnico ou consultor em organizações não governamentais de advocacia e serviço comunitário;
  • Produtor Executivo;
  • Assessor de Comunicação e Informação Cultural; e
  • Técnicos de serviços culturais de Embaixadas, Consulados e outros sectores ligados à Diplomacia Cultural.

Duração do Curso e Distribuição Curricular

O Curso de Licenciatura em Gestão e Estudos Culturais tem a duração de quatro anos, correspondentes a oito semestres, distribuídos em disciplinas obrigatórias, opcionais e seminários, dentro e fora da instituição. Para a orientação em Gestão Cultural, o estudante deve completar 5075 horas lectivas, correspondentes a 207 Créditos, e para a orientação em Estudos Culturais, o estudante deve completar 5648 horas lectivas correspondentes a 229 Créditos. Aceda ao Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Gestão e Estudos Culturais neste link.